Como o desenvolvimento organizacional pode otimizar sua empresa?

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Gestão
  • /
  • Como o desenvolvimento organizacional pode otimizar sua empresa?
Como o desenvolvimento organizacional pode otimizar sua empresa?

O desenvolvimento organizacional é um processo que ajuda as organizações a melhorarem seus desempenhos e eficiências, o que as leva para mudanças desejadas. 

Dentro desse contexto, há um esforço geral para aumentar a eficácia de uma organização, seus funcionários e sua gestão. 

Essas melhorias, a longo prazo, criam ambiente de trabalho saudável e sustentável, onde os funcionários e a administração possam trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. 

Agora, para gerar melhorias, as estratégias do desenvolvimento organizacional podem variar de iniciativas de formação de equipes a programas de desenvolvimento de liderança. 

Além disso, a chave para o sucesso é entender que tudo isso se trata de um processo contínuo de aprendizado e adaptação a situações externas e mudanças organizacionais internas.

Entenda mais sobre o assunto com a leitura deste conteúdo! 

Leia também: Liderança ágil: o que é e como desenvolvê-la?

O que é a teoria do desenvolvimento organizacional?

A teoria do desenvolvimento organizacional é um campo de estudo que busca entender como as empresas podem melhorar suas ações e processos internos, por meio de métodos participativos e colaborativos. 

Já o principal objetivo é desenvolver uma cultura de mudança e evolução contínua, que permita às organizações, antecipar e enfrentar desafios ao longo do tempo. 

Em outras palavras, trata-se de uma abordagem que prioriza o desenvolvimento humano e a gestão de mudanças para tornar as empresas mais eficazes, eficientes e produtivas. 

Essa teoria tem a capacidade de transformar a cultura organizacional de uma empresa, elevando sua competitividade e garantindo seu sucesso no mercado.

A importância dos fatores externos e internos no desenvolvimento organizacional

Vale destacar que o sucesso de qualquer organização não é determinado apenas por fatores internos, como a qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos, mas também por influências externas. 

Mas, afinal, quais são os fatores externos? Nesse caso, também entram vários exemplos, como economia nacional, políticas governamentais, concorrentes dos negócios, comportamento dos consumidores, avanços tecnológicos, etc. 

O ponto é que tanto os fatores internos quanto os externos podem impactar significativamente o desempenho de uma organização. 

Sendo assim, o equilíbrio entre fatores internos e externos determina o crescimento e desenvolvimento de uma organização. 

Os líderes devem prestar muita atenção a esses dois fatores e garantir que eles estejam sincronizados para alcançar crescimento e sucesso significativos. Só assim é possível agir em prol do desenvolvimento organizacional. 

Clima organizacional e cultura organizacional

Clima organizacional e cultura organizacional

É muito comum que as pessoas acabem confundindo clima organizacional com liderança organizacional, já que os termos são muito parecidos. 

Mas, na verdade, os dois termos têm significados diferentes (apesar de muitos especialistas em cultura considerarem os conceitos como sinônimos). 

Veja quais são as diferenças entre os casos!

Clima organizacional

O clima organizacional engloba fatores mais subjetivos. Ele é composto por atitudes, sentimentos e percepções temporárias e notáveis dos indivíduos, assim, é uma manifestação da cultura.

Cultura organizacional

A cultura organizacional, por sua vez, é um aspecto básico de uma organização, além de algo mais duradouro e que demanda mudança vagarosa. 

Basicamente, ela é formada por aspectos implícitos da organização, por exemplo, conjunto de valores e crenças e normas que impactam diretamente no clima da organização. 

Quais os objetivos do desenvolvimento organizacional para empresas?

Se você ainda está na dúvida se adota ou não a teoria do desenvolvimento organizacional, esse tópico funcionará como um divisor de águas. 

Isso porque nós vamos falar sobre os benefícios que a teoria em pauta pode proporcionar às suas equipes e, consequentemente, à empresa como um todo. Confira!

Aumento de produtividade

Lá no começo do texto, você se lembra que citamos o desenvolvimento organizacional como algo que envolve “uma abordagem que prioriza o desenvolvimento humano e a gestão de mudanças”? 

Pois bem! Justamente, ao olhar para as potencialidades de evolução humana, é possível notar mais os colaboradores, como por exemplo: O que eles têm como talento? O que é possível lapidar? Como uma liderança catalisadora pode ajudá-los? Quais comportamentos desses profissionais precisam ser melhorados? 

Refletir sobre essas e outras questões traz respostas que melhoram os comportamentos e profissionalismos de todos. A consequência disso (uma delas) é o aumento do engajamento e da produtividade dos colaboradores

Eles poderão se sentir mais observados (no bom sentido) e apoiados para crescerem de forma saudável. 

Desenvolvimento de estratégias mais eficientes

Desenvolvimento de estratégias mais eficientes

O ato de parar para observar fatores externos e internos da organização, com calma e cuidado, já abre caminho para estratégias mais eficientes. 

A liderança passa a ter mais facilidade para entender, por exemplo, os novos desafios do mercado. Além de quais melhorias os consumidores querem sobre serviços e produtos. 

Enfim, a grande chave é que esse olhar atento ajuda a perceber lacunas e possibilidades de evolução. Com isso, dá para desenvolver ações e processos mais eficientes e voltados às reais necessidades dos negócios. 

Equipes com objetivos mais alinhados

A atenção para o desenvolvimento humano também melhora a comunicação interna, sabia? Nesse aspecto, as lideranças precisam incentivar que os colaboradores e equipes dialoguem mais entre si. 

É preciso deixar claro que o fluxo de informações e a troca de ideais fazem com que as pessoas se entendam melhor. Além disso, com objetivos mais alinhados, tarefas e processos podem ser sempre lapidados. 

Vale frisar que os líderes, claro, precisam dar o exemplo. Ou seja, manter um fluxo de reuniões (1 a 1, feedbacks mensais, diálogos de dia a dia, enfim) com os liderados. 

Recrutamento inteligente e planejado

O recrutamento inteligente, basicamente, é a capacidade dos Recursos Humanos (RH) contratarem novos talentos para a empresa (com a menor margem de erro possível). 

Pois bem, o desenvolvimento organizacional também ajuda nesse ponto. É que, com os fatores externos e internos em foco, os profissionais de RH conseguem entender — mais e melhor — quais são as necessidades da empresa (a curto e longo prazo). 

Ou seja, quais perfis profissionais são os melhores para trabalhar, conforme a política interna dos negócios e demandas externas. 

As etapas da implementação do desenvolvimento organizacional

Ainda, falta saber como começar a praticar o desenvolvimento organizacional. Nós separamos o passo a passo em três etapas. Descubra quais são elas: 

Preparar sua estratégia de planejamento

A primeira ação é conhecer ou aprofundar o estudo sobre quais são os fatores externos atuais, por exemplo, quais são os maiores concorrentes da empresa e o que eles fazem. 

Também lembre-se de conferir como está o mercado, no geral, quais são as tecnologias disponíveis, etc. 

Depois, a empresa deve definir ou reestabelecer os fatores internos necessários para alcançar a expansão dos negócios. 

Em todo esse processo, é muito importante aplicar pesquisas, estudar dados, ouvir profissionais experientes no assunto, dialogar com os colaboradores internos para entender as necessidades deles, enfim. 

O embasamento ajuda a empresa a, de fato, fazer uma tomada de decisão segura. 

Implementação

Um ponto extremamente importante: o desenvolvimento organizacional deve ser feito aos poucos. Afinal, é necessário fazer um estudo, elaborar o planejamento e preparar as pessoas (lembrando que as mudanças precisam de espírito colaborativo, ok?). 

Sim, a liderança também tem que explicar, para todas as equipes, o que é o desenvolvimento organizacional e porque ele é tão necessário. A clareza faz com que todos os funcionários se sintam mais seguros perante as mudanças graduais. 

Além disso, a clareza “traz os colaboradores para mais perto” dos objetivos da empresa, ou seja, eles se sentem mais parte dos negócios e, assim, mais engajados para fazer a diferença. 

Desenvolvimento organizacional

Resultados

Por fim, mas não menos importante, a organização tem que acompanhar os resultados provenientes do novo desenvolvimento. Então, analise o andamento das tarefas e dos processos, isso pode ser feito por meio do estudo de metas e objetivos.

Qualquer ponto que não esteja 100% alinhado com as necessidades dos negócios, deve ser ajustado, claro. 

A Interia Consulting atua para formar líderes ágeis a organizações que precisam de maior eficiência e agilidade. Conheça o Workshop Agility in Leadership e torne-se um líder de excelência:

Workshop

Agility in Leadership

A evolução da liderança para o desenvolvimento de organizações ágeis. Confira as próximas turmas!

Saiba mais


Conclusão

Neste conteúdo, você soube o que é o desenvolvimento organizacional. Vale lembrar que essa teoria ajuda as empresas a melhorarem suas ações, com a observação maior sobre fatores internos e externos. 

E, claro, a longo prazo, esse desenvolvimento ajuda a expandir os negócios. Além disso, a teoria tem o papel de construir um ambiente de trabalho mais saudável, ou seja, com maior cooperação entre líderes e seus times. Todos saem ganhando, mesmo!

Entre em contato com a Interia Consulting e comece a trilhar seu caminho rumo a uma liderança ágil! 

Saiba mais: Entenda a importância da cultura ágil e como implementá-la!

Conheça também o Workshop de Segurança Psicológica e aprimore a sua liderança!

Receba as nossas mais recentes postagens no seu e-mail

Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

Fique sabendo das novidades sobre conteúdo e treinamentos