Assessment de Cultura Organizacional

Atuamos lado a lado com seu time de liderança para compreender, visualizar e moldar sua cultura organizacional, melhorando o desempenho e a saúde do negócio rumo a agilidade e robustez de longo prazo.


Assessment de Cultura Organizacional

Atuamos lado a lado com seu time de liderança para compreender, visualizar e moldar sua cultura organizacional, melhorando o desempenho e a saúde do negócio rumo a agilidade e robustez de longo prazo.

O que é o Assessment de Cultura Organizacional

O Assessment de Cultura Organizacional é um programa que busca visualizar e compreender as principais características da cultura organizacional atual (quem somos) e visualizar a mudança cultural desejada (quem queremos ser) para melhor atender às necessidades dos nossos clientes e objetivos organizacionais.


Realizamos uma Pesquisa Cultural com os colaboradores, com base no Competing Values Framework (criado na Universidade de Michigan e validado em inúmeras empresas pelo mundo) para avaliar qual ênfase a sua organização dá nos diferentes sistemas de valores do framework: Colaborar, Competir, Controlar e Criar.


O objetivo é mais do que somente quantificar o estado atual e as mudanças desejadas na cultura. Você irá criar um caminho acionável para moldar intencionalmente a cultura em diversos níveis da organização. O assessment pode ser realizado em um departamento, unidade de negócios ou em toda a sua organização.



O desafio das transformações ágeis

Muitas organizações iniciam suas transformações ágeis e, após alguns meses, atingem um teto (platô). Com isso, os ganhos gerados são perdidos, os resultados diminuem es muitas vezes, a empresa volta a operar como sempre fez antes.


Isso acontece quando os líderes, ao tentar aumentar a agilidade da empresa, focam em processos, papéis, métodos de escala, muitas vezes copiando modelos existentes, e também limitam a agilidade a uma abordagem de gerenciamento de projetos, ignorando aspectos culturais e sistêmicos da organização.

Nosso assessment cultural abre o caminho para agilidade organizacional de longo prazo

Construir uma organização ágil e requer dos líderes uma compreensão profunda da cultura, estruturas e processos. Por meio de uma abordagem sistêmica, nosso Assessment de Cultura Organizacional ajuda você a avaliar sua organização indo além de métodos ou frameworks, para desenvolver uma cultura que apoie e habilite a agilidade.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é considerada a principal barreira para a agilidade de uma organização. Uma definição simples de cultura é: a forma como as coisas funcionam na organização, um conjunto de normas e valores. A cultura não pode ser mudada diretamente. Porém, é possível influenciá-la por meio de alavancas, como liderança, estruturas, políticas e mensurações de desempenho.

Não existe uma única "cultura ágil". Agilidade é a capacidade de moldar a cultura para impactar positivamente a saúde e o desempenho organizacional, com envolvimento de toda a organização.

Processos

Processos e ferramentas são importantes (métodos ágeis, frameworks, etc.). Eles são os elementos mais visíveis, e, portanto, é comum líderes começarem as mudanças por eles. Porém, ao mudar processos sem alinhamento com o sistema e a cultura, a organização chega mais cedo ou mais tarde em um limite de agilidade e resultados, muitas vezes voltando a operar como sempre fizeram antes, desperdiçando o investimento.

Resultados do trabalho

Como fazemos o 

Assessment Cultural

Para garantir que seu investimento tenha resultados, atuamos em conjunto com seu time de liderança planejando e executando uma pesquisa cultural e co-criando um roadmap inicial de experimentos, melhorias e mudanças coerentes, juntamente com uma estratégia de execução. 

Partimos do princípio que o objetivo final não é agilidade (ou business agility), mas sim a geração de melhores resultados para o negócio e para seus clientes. Neste sentido, nosso Assessment de Cultura Organizacional identifica métricas chave de negócios para que líderes possam ter foco em resultados na sua jornada com agilidade.

*Este assessment pode ser realizado em uma única equipe, departamento, divisão, unidade de negócios ou em toda a empresa.

Pesquisa de Cultura e Valores

A cultura organizacional é um conjunto invisível de normas, valores e características visualizados por meio de comportamentos e decisões dos líderes dentro de sua organização.

Pesquisa cultural estratégica e mensurável 

Para visualizar a cultura, parte do nosso Assessment de Cultura Organizacional envolve a execução de uma pesquisa cultural planejada estrategicamente em conjunto com seu time de liderança. A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com nossa comunidade Agile Leadership Journey e tem como base o Competing Values Framework - técnica desenvolvida nos últimos 30 anos na Universidade de Michigan e validada em uma vasta quantidade de empresas ao redor do mundo.

A pesquisa busca expor a ênfase que a organização coloca atualmente em diferentes aspectos culturais (Colaborar, Criar, Competir, Controlar) e quais mudanças de ênfase são desejadas a fim de melhor atender às necessidades dos clientes e objetivos organizacionais.

Visões da Pesquisa cultural

Além de quantificar o estado atual e as mudanças desejadas na cultura, a Pesquisa de Cultura e Valores ajuda a criar um caminho prático para moldar intencionalmente a cultura em todos os níveis da organização.

Além disso, os resultados da pesquisa podem geram diferentes visões segmentadas por área, níveis de liderança, regiões geográficas, entre outros. Analisamos a pesquisa em conjunto com seu time de liderança para identificar ações e acelerar a mudança em um processo interativo e colaborativo.


Depoimentos

CARLA CORREIA

Head de RH

O assessment, juntamente com a pesquisa cultural, abriu nossos olhos sobre nossos gargalos, e sobre o que de fato temos que mudar (e moldar) para dar o próximo passo como organização. O time de liderança saiu mais fortalecido, unido e confiante deste trabalho.

ronald lima

cto

Muitas vezes, nós líderes estamos mergulhados no trabalho e não enxergamos de que forma estamos influenciando a nossa cultura. Fazer o assessment da Interia nos ajudou a ter mais consciência de onde precisamos investir como empresa e como líderes.

Você busca moldar a cultura da sua organização?

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Conheça os programas da nossa Jornada de Liderança Ágil 

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Saiba mais sobre o Assessment de Cultura Organizacional com a Interia Consulting

O Assessment de Cultura Organizacional da Interia Consulting oferece o que sua empresa precisa para expor com clareza a atual cultura e traçar um caminho com experimentos práticos para alcançar maiores resultados a longo prazo.

Entre em contato conosco através do botão abaixo e descubra como podemos te ajudar a solucionar os desafios da sua empresa.