Gestão horizontal: quais as vantagens e desvantagens?

Gestão horizontal: quais as vantagens e desvantagens?

Você já ouviu falar em gestão horizontal? Esse modelo de gerenciamento é comum em muitas empresas… E para diversos profissionais, sobretudo os mais novos, essa gestão é bem atrativa. 

Mas, o que será que esse tipo de gestão possui de tão interessante para alguns profissionais? Você vai descobrir a resposta neste conteúdo. Por aqui, vamos explicar o que é a gestão horizontal, quais as vantagens e desvantagens e como aplicá-la. 

Dessa forma, você vai conseguir entender se a mudança, de fato, vale a pena para suas equipes e para a empresa, no geral. 

Então, continue a leitura e aproveite as informações! 

Leia também: Como ter uma equipe de alta performance! 

O que é gestão horizontal?

No mundo empresarial, o termo "gestão horizontal" vem ganhando cada vez mais destaque e popularidade. 

Mas, afinal de contas, o que isso realmente significa? Essa abordagem de gerenciamento se concentra no trabalho em equipe, na colaboração e na descentralização de poder. 

Ou seja, ao invés de existir uma hierarquia tradicional (com decisões e comandos de cima para baixo), a gestão horizontalizada enfatiza a confiança e o empoderamento dos funcionários. 

Isso significa que a tomada de decisões é compartilhada, as linhas de comunicação estão abertas e as ideias podem vir de qualquer lugar da organização. 

O objetivo é criar uma cultura empresarial mais ágil, inovadora e adaptável.

Embora não seja adequado para todas as organizações, o gerenciamento horizontal provou ser bem-sucedido em muitos setores e pode ser uma ferramenta valiosa para quem procura melhorar a eficiência e o sucesso geral de sua empresa.

Aliás, vale destacar que, de acordo com empresas e profissionais especializados em carreiras, gestões horizontais têm atraído mais a geração Z (composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010). 

Isso porque esse modelo de gerenciamento abre mais espaço para autonomia e ascensão de carreira. 

Gestão horizontal x gestão vertical: quais as principais diferenças?

A gestão horizontal e a gestão vertical são dois modelos distintos de gerenciamento em uma empresa. 

A primeira tem como característica a equalização de poder e a distribuição de tarefas, além de incentivar a comunicação entre todos os colaboradores. 

Já a gestão vertical se baseia em uma obediência, onde as decisões são tomadas a partir do topo da empresa e descem em cascata (ou seja, do cargo mais alto para o mais baixo). 

É importante deixar claro que, enquanto a gestão horizontal incentiva a colaboração e autonomia de seus colaboradores, a gestão vertical prioriza a eficiência e a assertividade em suas decisões. 

Os dois modelos apresentam suas vantagens e desvantagens, então, cabe a cada empresa avaliar suas próprias necessidades e objetivos para, depois, decidir qual modelo de gestão é o melhor. 

Quais as principais vantagens da gestão horizontal?

Quais as principais vantagens da gestão horizontal?

No início, nós já até citamos algumas vantagens da gestão mais horizontal. Mas, agora, chegou o momento de visualizar mais detalhes sobre isso. 

Veja quais são os benefícios de implementar um gerenciamento mais democrático: 

Aumento da integração e da produtividade da equipe

O modelo horizontal é focado na participação constante de todos os colaboradores, inclusive em grandes tomadas de decisão. Essa intenção de unir mais ideias, consequentemente, promove o aumento da integração entre colaboradores e equipes.

Ao mesmo tempo, a gestão horizontalizada faz com que os profissionais (independentemente de cargo) se sintam mais autoconfiantes, proativos e produtivos. Dessa forma, os negócios só tendem a crescer e se destacar no mercado. 

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Eliminação de erros e retrabalhos

É certo que acumular decisões e tarefas, só para a liderança, torna o trabalho dos líderes mais maçante e cansativo. Afinal, por mais competentes que os profissionais sejam, eles não conseguem resolver “mil” coisas por dia. 

Insistir nessa acumulação excessiva de atividades gera erros e, consequentemente, retrabalhos. Agora, com uma gestão horizontal, é possível compartilhar tarefas, decisões e responsabilidades. 

Redução da burocracia nos processos diários

A gestão mais democrática, além de tudo, elimina burocracias na rotina de trabalho. Sabe por quê? 

O que acontece é que, em um modelo de gestão vertical, as decisões precisam passar pela liderança, o que pode demandar tempo e até processos complexos. 

Já no modelo horizontal, como dito, todos podem opinar e até tomar grandes decisões. Isso “desafoga” o trabalho da liderança, dando mais agilidade a todas as áreas da empresa. 

Desenvolvimento de lideranças

Compartilhar determinações e responsabilidades ajuda a formar novos líderes. No dia a dia, então, os líderes podem encontrar profissionais com grandes talentos para a gestão. Isso faz com que a empresa tenha pessoas ainda mais competentes para ajudar na rotina.

Além disso, quem aprende se sente grato e, como dito, mais motivado e engajado. Todos saem ganhando, pode acreditar!

Ambiente aberto para a criatividade

Ambiente aberto para a criatividade

O ato de dar espaço para outras pessoas contribui com a criatividade humana. Afinal de contas, na gestão horizontal, os profissionais devem dar mais ideias, sugestões, inovações e, além disso, ajudar a tomar decisões. 

Tudo isso faz com que a criatividade de cada profissional aflore e venha mais à tona. A partir disso, grandes projetos e adaptações podem vir a acontecer na empresa. 

Quais são as desvantagens da gestão horizontal?

Na verdade, a gestão horizontal tem alguns desafios. Mas, claro, desde que bem equiparada e com objetivos claros, as empresas conseguem superar os obstáculos. 

Então, para quem tem interesse no gerenciamento mais democrático, veja no que é preciso tomar cuidado: 

Implementação total na cultura organizacional

A empresa que já foi criada com uma cultura organizacional rígida e autocrática pode encontrar mais dificuldade para se adaptar à gestão horizontal. 

Dizemos isso porque, nesse caso, será preciso definir novos valores, comportamentos, políticas, crenças, processos, enfim, além de reeducar os colaboradores. É como começar do 0 mesmo. 

Confusão entre funcionários

Como a gestão horizontal dá autonomia e poder de decisão a todos os funcionários — sem precisar de uma hierarquia rígida — pode ser que haja confusão entre os próprios colaboradores. 

Eles podem, por exemplo, se sentir confusos ou mesmo se desentender ao terem que tomar decisões. É por isso que a empresa, antes de implementar a gestão horizontalizada, precisa se preparar (com treinamento de equipes)

Processos mais lentos 

Justamente pela gestão horizontal, em alguns casos, provocar confusão, ela também pode tornar alguns processos mais lentos. Então, ao invés das equipes resolverem determinadas tarefas logo, elas perdem tempo tentando se entender. 

Como aplicar a gestão horizontal na sua empresa?

Como aplicar a gestão horizontal na sua empresa?

Você chegou à conclusão de que a gestão mais livre pode ajudar a sua empresa? Então, atenção: na hora de aplicá-la, é fundamental ter muito planejamento. Veja quais são os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, defina o que é preciso ter para seguir com uma gestão mais horizontal, ou seja, quais pontos precisam ser mudados ou reconstruídos dentro da empresa.

Parece muito difícil? A Interia Consulting pode te ajudar! 

O programa Assessment de Cultura Organizacional consegue entender as principais características da cultura organizacional atual (quem somos) e visualizar a mudança cultural desejada (quem queremos ser) para melhor atender os objetivos dos negócios. 

Saiba mais sobre o programa e tenha o modelo de gestão necessário para alcançar o sucesso!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu o que é uma gestão horizontal. O grande ponto é que esse gerenciamento dá maior autonomia aos colaboradores. Com isso, eles podem se sentir mais engajados e dispostos a ajudar mais a empresa a crescer.

Mas, claro, as mudanças não acontecem da noite para o dia. A empresa que deseja ter uma gestão mais horizontal tem que se planejar muito. Com a Interia Consulting, que já ajudou diversos negócios a se reestruturarem, você também consegue dar cada passo de forma eficiente e segura. 

Não perca mais tempo e comece sua jornada rumo à gestão horizontal! 

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Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

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