Gestão de conflitos: a importância para organizações e equipes

A gestão de conflitos não é apenas uma ferramenta para garantir a harmonia no ambiente de trabalho, mas também uma importante contribuição para o desenvolvimento da empresa de maneira geral.

Isso porque os resultados positivos dependem de uma equipe alinhada, que sabe como transformar as diferenças em oportunidades de troca e inovação, e não enxergá-las como motivo para combates frequentes. 

Ao tomar uma atitude proativa e autêntica diante dos conflitos, é possível estabelecer um clima organizacional saudável, mais colaborativo e com alto potencial criativo.

Diante disso, é importante saber como fazer uma gestão efetiva dos conflitos e entender quais as causas dessas divergências. 

Neste artigo, você descobre os benefícios de uma boa gestão de conflitos e confere dicas sobre como implementá-la na sua empresa. 

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O que é gestão de conflitos?

A gestão de conflitos é responsável pela mediação de discordâncias, resolução e conciliação de partes com interesses ou ideias opostas em uma empresa. 

Em qualquer ambiente coletivo, as divergências são comuns, mas é importante gerenciar essas diferenças com sabedoria para evitar problemas no clima organizacional. 

Por isso, a gestão de conflito é uma ferramenta poderosa e grande aliada das lideranças de alta performance

Quais as principais razões de conflitos em empresas?

De maneira geral, os conflitos podem acontecer no âmbito pessoal, interpessoal ou organizacional.

No contexto pessoal, as desavenças estão mais relacionadas a questões internas, que refletem no comportamento do profissional no trabalho.

Os conflitos de ordem interpessoal envolvem um ou mais colegas, como acontece quando um colaborador tem uma visão diferente do outro sobre um mesmo assunto, por exemplo. Eles podem ser uma consequência do conflito pessoal.

Já no contexto organizacional, o atrito está ligado às rotinas, processos e políticas da empresa.

Diante disso, existem algumas razões que geram embates com mais frequência no ambiente de trabalho. São elas:

  • gargalos na comunicação interna;

  • divergências entre departamentos;

  • problemas no clima organizacional;

  • pontos de vista ou crenças diferentes;

  • sobrecarga de trabalho ou falta de valorização;

  • fatores emocionais, como o estresse e a falta de motivação;

  • mudanças tecnológicas, estruturais, organizacionais ou comportamentais.

O papel do líder na gestão de conflitos 

Os conflitos têm impacto direto na relação entre equipe interna e clientes externos, por isso reflete também nos resultados da empresa.

Diante disso, o líder exerce um papel fundamental na gestão das diferenças entre os colaboradores. É ele quem deve tomar a frente na implementação de ações para evitar que as divergências tenham consequências negativas.

Cabe ao líder antecipar medidas de controle, avaliação dos embates e resolução efetiva, agindo como mediador eficiente e disponibilizando o auxílio necessário para que os envolvidos cheguem ao melhor desfecho.

Além disso, uma liderança ágil sabe desenvolver um ambiente colaborativo, em que as opiniões distintas tornam-se uma troca de experiências e são base para aumentar o potencial criativo da equipe.

Gestão de conflitos: quais as principais vantagens?

Como vimos, gerenciar conflitos com eficácia é um passo fundamental para o desenvolvimento da equipe e da empresa de maneira geral.

A organização que aplica essa gestão no dia a dia pode enxergar diversos benefícios no clima organizacional, nos processos e nos resultados. 

Conheça a seguir algumas das principais vantagens da gestão de conflitos no trabalho.

Equipe mais engajada

Contar com uma equipes de alta performance é o sonho de toda organização, mas é importante desenvolver um ambiente adequado para que isso aconteça.

A gestão de conflitos contribui para isso de diversas maneiras. Uma delas é aumentando o engajamento do time ao estabelecer um clima organizacional mais produtivo e ágil.

Isso acontece porque, ao implementar ações para gerenciar as divergências, cria-se um ambiente psicologicamente seguro, no qual os colaboradores sentem-se confortáveis para falar e resolver qualquer problema com mais autenticidade. 

Além disso, os profissionais sentem-se amparados pela liderança, o que fortalece a relação de confiança e incentiva essa motivação na realização das tarefas. 

Aumento de competitividade e da produtividade

Uma vez que o gerenciamento de conflitos contribui para desenvolver um ambiente mais saudável, harmônico e motivador, e o engajamento está diretamente ligado a satisfação dos colaboradores e, temos o aumento da produtividade como outra consequência positiva. 

Além disso, equipes com diversidade de ideias ao lado de um ambiente aberto às diferenças tem um alto potencial criativo e de inovação. 

A troca de conhecimento e experiências também contribui para solucionar problemas com maior facilidade, pois traz diferentes pontos de vista sobre a situação e assim permite uma análise mais ampla do cenário.

Isso é um grande diferencial competitivo no mercado, permitindo que a sua empresa garanta melhores resultados e se destaque entre os concorrentes.

Redução de custos com retrabalhos

Ao tratar as divergências como algo que pode trazer bons resultados, é possível melhorar o clima organizacional da empresa, evitando falhas na comunicação interna e nos processos diários.

Isso porque, em meio a conflitos, a emoção toma o lugar da razão e é normal tomar atitudes precipitadas, que podem se revelar como escolhas ruins no futuro. 

Neste contexto, a redução de custos operacionais com retrabalhos é uma consequência natural da gestão de conflitos.

Em um ambiente mais harmônico, que preza pela administração das divergências com sabedoria, é possível tomar decisões mais assertivas.

Melhora na retenção de talentos

O gerenciamento de conflitos também contribui para a redução dos níveis de absenteísmo e turnover nas empresas, melhorando a retenção de talentos.

Isso porque ela ajuda a construir um ambiente mais agradável, colaborativo e seguro, em que os colaboradores se sentem confortáveis e motivados.  

O cenário oposto acontece quando há muitos choques negativos entre a equipe. Um local de trabalho hostil tende a afastar os profissionais de alta performance.

Por isso, o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável é fundamental não só para a retenção, mas também para a atração de talentos.

Gestão de conflitos: como implementá-la na sua empresa?

Para realmente observar os efeitos positivos da gestão de conflitos na empresa é importante saber como implementar essa área de maneira eficaz.

Sendo assim, existem alguns passos fundamentais para transformar os elementos da cultura organizacional e garantir um ambiente harmonioso.

A seguir, você confere fatores que não podem faltar no planejamento e na prática para desenvolver uma boa gestão de divergências. 

Identifique os maiores problemas

O primeiro passo é identificar o que gera esses embates na organização. Antes de interferir, é importante entender o que está acontecendo para então aplicar soluções mais assertivas.

Uma ação ainda mais fundamental é ficar atento às mudanças de clima entre os colaboradores, pois isso ajuda a detectar os conflitos antecipadamente e permite uma resolução mais simples.

Ignorar as divergências e a causa delas pode parecer a atitude mais fácil, mas na maioria das situações apenas contribui para ampliar o problema. 

Portanto, não deixe de acompanhar o dia a dia da empresa e agir com sabedoria diante dos atritos. 

Identifique as perdas

Em momentos de mudanças organizacionais de qualquer natureza (processos, produtos, projetos, etc…) é comum algumas pessoas sofrerem alguma perda.

Essa perda pode estar relacionada com status, autonomia, relacionamentos, poder, entre outros. Portanto, é fundamental que você identifique as perdas e converse abertamente de forma empática com as pessoas sobre isso.

Escute sua equipe

Ligado a dica anterior, a escuta ativa é uma habilidade indispensável para entender os motivos que levam aos conflitos na organização.

Ao lidar com desentendimentos, escute todos os lados envolvidos, acolhendo os colaboradores com uma comunicação que equilibra assertividade e empatia. 

Incentive a colaboração e a troca de ideias

Desenvolver um ambiente colaborativo, aberto a novas ideias e as diferenças, é um dos principais pilares para uma gestão eficaz de conflitos.

Para isso, é importante incentivar a troca de ideias, a colaboração e o respeito nas relações interpessoais, independente das divergências que possam – e com certeza vão – existir. 

Promova a cultura de feedbacks

O diálogo é essencial para resolver a diferença de opiniões de maneira harmoniosa, mas ele não existirá em um ambiente fechado para a troca de ideias.

Por isso, é importante desenvolver um ambiente seguro para o compartilhamento de diferentes pontos de vista, fortalecendo assim a cultura de feedbacks.

Na prática, esses feedbacks também ajudam a encontrar possíveis ruídos na comunicação interna, que possam gerar desentendimentos entre os colaboradores. 

Acompanhe os resultados de suas ações

Uma vez aplicadas as ações de gestão para as situações de conflitos, é importante acompanhar os resultados gerados.

O monitoramento ajuda a entender quais pontos ainda precisam de melhorias e quais estão fluindo de acordo com o planejado, assim como identificar se as discordâncias foram resolvidas da melhor forma possível.

Estabeleça ações preventivas para o futuro

Com uma visão clara das razões pelas quais os embates surgem na empresa e uma análise dos resultados gerados pelo gerenciamento de conflitos, é possível definir ações preventivas.

Ou seja, maneiras para lidar com as situações de divergência, sempre com o objetivo de evitar a evolução do problema e de chegar a uma saída colaborativa. 

Desenvolva uma liderança positiva

Como vimos, o líder é fundamental para a gestão de conflitos. Eles servem de inspiração para a equipe e, junto aos profissionais, podem construir as melhores soluções para as situações de divergências.

Por isso, uma liderança positiva, que trabalha de forma colaborativa com a equipe e desenvolve um ambiente integrado pode ser o centro de uma cultura organizacional mais harmoniosa. 

Conheça as vantagens da gestão compartilhada para o clima organizacional

Conclusão

As divergências surgem por diversos motivos no ambiente de trabalho, mas a gestão de conflitos é uma ferramenta fundamental para lidar com as diferenças de forma saudável.

Com uma liderança ágil, é possível desenvolver uma cultura colaborativa, aberta à troca de ideias e com respeito às diferenças.

A diversidade de opiniões, por sua vez, traz muitos benefícios para a empresa, aumentando o potencial de inovação e contribuindo para o desenvolvimento do negócio.

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Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

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