“Cultura ágil”: qual a importância e como implementá-la em sua empresa

Cultura agil

Quantas vezes você já ouviu falar em “cultura ágil”? Podemos apostar que, em uma breve pesquisa pela internet, já foi possível encontrar muitos conteúdos que falam sobre isso. 

Mas, atenção: saiba que a maioria das configurações está equivocada. Muitos profissionais e empresas definem a “cultura ágil” como algo que dá para ser implementado, mas não é isso que acontece. A lógica é muito diferente. 

De qualquer modo, é de extrema importância ficar por dentro do assunto, desmistificar o tema. O conhecimento agrega valor ao seu currículo, ao bem-estar de suas equipes e, claro, proporciona grandes melhorias para a empresa e os negócios, no geral. 

Então, continue por aqui e aproveite as informações!

Não deixe de ler, também: A importância de um programa de desenvolvimento de liderança!

O que é “cultura ágil”?

A maioria das definições que encontramos sobre “cultura ágil”, pela internet, fala que essa cultura pode ser adotada, integrada. Mas, na verdade, não existe “cultura ágil”. 

O que acontece é que cada empresa tem a sua própria cultura e, diante disso, existem empresas mais ágeis e menos ágeis. Agora, para aumentar a agilidade da empresa, é preciso que ela alinhe sua própria cultura com os valores de agilidade. 

Cultura e agilidade: o que significa cada termo? 

Diante do que entendemos sobre “cultura ágil”, talvez, tenha tido as seguintes dúvidas: o que é agilidade? E o que significa cultura? Para não restabelecer dúvidas mesmo, vamos falar um pouco mais sobre cada termo. 

Cultura

A cultura empresarial ou organizacional é o conjunto de crenças, valores, teorias e práticas definidas e seguidas dentro de uma empresa. Ou seja, tudo aquilo que acontece no dia a dia empresarial perpetua a cultura organizacional da empresa.  

Agilidade

Em muitos casos, certos profissionais acreditam que agilidade significa fazer tudo com rapidez, bem rápido mesmo. Mas, olha só… Essa também é uma crença falsa. 

Phillippe Kruchten, uma grande referência em processos de desenvolvimento de software, explica o termo agilidade assim: 

“Agilidade é a habilidade que uma organização tem de reagir e se adaptar às mudanças no seu ambiente de forma mais rápida do que a taxa dessas mudanças.”

Perceber como agilidade e rapidez, então, são bem diferentes? Os valores ágeis indicam adaptação e resiliência feitas com rapidez, e não capacidade de “correr e correr” na rotina de trabalho para entregar tarefas em tempos recordes.

E quais são os principais benefícios de alinhar a cultura da empresa com os valores ágeis?

E quais são os principais benefícios de alinhar a cultura da empresa com os valores ágeis? 

Lá no início do texto, nós falamos que entender o que é cultura e agilidade agregam valor ao seu currículo e rotina profissional, certo? 

Mas, pode ser que você ainda esteja pensando: como? “De qual maneira eu, como empresário ou gestor, posso colher bons resultados tendo mais agilidade para a resiliência?” 

Confira quais são os benefícios de agregar valores ágeis na cultura organizacional:

Colaboradores com mais autonomia 

Líderes ágeis e catalisadores, com certeza, conseguem treinar seus colaboradores, de acordo com os valores de agilidade. Ou seja, é possível mostrar como sempre adotar novos hábitos e melhorar a capacidade de adaptação das equipes e da empresa como todo. 

O resultado disso? Sem dúvidas, equipes com muito mais autonomia, com a verdadeira capacidade de lidar com diferentes situações, incluindo crises — e, a partir disso, capazes de tomar as melhores decisões. 

Aumento de produtividade

Os valores de agilidade ajudam a identificar novas potencialidades dos colaboradores e, ainda, mostram como os profissionais podem atuar de forma mais ativa. 

Isso proporciona mais motivação e engajamento entre as equipes e, claro, a consequência disso é o aumento da produtividade. Com mais produção e entrega de resultados, dia após dia, os negócios só tendem a crescer a longo prazo. 

Comunicação horizontalizada

Também precisamos pensar que, quando a empresa alinha sua própria cultura com valores ágeis, ela precisa passar os novos hábitos adiante, concorda? 

Nesse cenário, os líderes devem conversar mais com seus liderados, seja por meio de 1 a 1 semanal, reuniões diárias, feedbacks mensais, enfim. 

O grande ponto é que todas essas conversas permitem uma comunicação horizontalizada (todos os profissionais — líderes e liderados — em um estilo ganha-ganha, na perspectiva de igual para igual, mesmo, em busca das novas conquistas). 

Adaptabilidade

Adaptabilidade

Qualquer negócio, por mais planejado que seja, não está livre de imprevistos e mesmo de situações de crises. 

Diante disso, o mais importante é que os profissionais saibam analisar os novos contextos e quais novos hábitos são obrigatórios adotar para superar os desafios — tudo isso de maneira ágil. 

Quando essa habilidade é bem desenvolvida, o poder de adaptação dos profissionais e das empresas se torna muito melhor. 

Aumento da satisfação do cliente

Profissionais e equipes que conseguem: produzir mais de forma 100% eficiente, ter uma comunicação intensa e horizontal, autonomia para tomar grandes decisões e, ainda, total adaptabilidade, conseguem entregar melhores resultados ao público-alvo.

As melhorias causadas pela “cultura ágil” podem ser percebidas e vividas pelos clientes, o aumento da satisfação deles realmente acontece. 

Como tornar uma empresa mais ágil?

Vamos relembrar… No começo deste conteúdo, quando desmistificamos a “cultura ágil”, falamos que a empresa que deseja ter melhorias precisa: combinar sua própria cultura com os valores da agilidade. 

Então, esse é o primeiro pensamento para ter mais agilidade, ok? Na prática, os outros passos importantes são os seguintes: 

Compreenda totalmente a cultura e os processos de sua empresa

O segundo passo é entender como funciona a cultura de sua empresa , por exemplo, o conjunto de teorias e práticas está mais ligado a uma cultura de criação, colaboração, controle ou competição? 

Além disso, a empresa mantém uma postura mais democrática ou autocrática? Outra atenção que você deve ter é a de, realmente, conhecer e entender os processos. 

Afinal, os valores de agilidade terão que ser alinhados com esses processos e, depois, com as tarefas.

Capacite e estimule essa mentalidade de mudança em seus colaboradores

Uma empresa não muda, não colhe bons frutos sozinha. O trabalho em equipe é fundamental para tornar os processos mais ágeis e, dessa forma, proporcionar melhores resultados aos negócios. 

Então, mostre, aos colaboradores, o que é cultura organizacional e o que é agilidade. Além disso, como unir esses conceitos é importante para a empresa e, claro, como adotar novos hábitos. 

Facilite a comunicação entre times

Facilite a comunicação entre horários

Você se lembra que a comunicação horizontalizada é um dos benefícios da “cultura ágil”? Sendo assim, nada mais lógico do que permitir que esse novo hábito, de fato, ocorra. 

Estimule seus líderes a dialogarem mais com as equipes (diário, semanal e mensalmente). Investir em ferramentas que possibilitam o diálogo também é importante. É possível usar, por exemplo, softwares específicos para engajamento e desempenho de colaboradores. 

Nesse tipo de tecnologia, dá para agendar 1 a 1, dar e receber feedbacks escritos, acompanhar as novidades da empresa, enfim, tudo o que melhora a comunicação entre os profissionais. 

Como a liderança impacta a “Cultura Àgil”?

A liderança tem um papel fundamental para fazer com que a empresa consiga se adaptar aos valores ágeis . Afinal, é o líder quem gerencia, coordena e ensina os colaboradores, ou seja, é esse líder quem fornece um “treinamento diário” sobre os valores ágeis. 

Mais do que isso, a liderança tem a responsabilidade de criar um ambiente de co-criação, colaboração intensa, comunicação horizontal e de soluções em equipe. 

Então, se você pensa em adotar os valores ágeis para a cultura de sua empresa, viva, foque na capacitação de seus líderes! 

Conheça o Workshop de Segurança Psicológica da Interia!

Como adotar valores ágeis com a Interia Consulting

Você sabia que a Interia Consulting possui programas para treinar e aprimorar o trabalho de líderes? Um desses programas é o workshop Agility in Organizations, que mostra, aos participantes, o contexto de cultura organizacional e as principais estratégias para moldá-la. 

Com isso, os líderes podem aprender como alinhar valores ágeis à cultura da empresa, além de como passar os novos conhecimentos adiante, para outros profissionais especializados e para equipes como todo. 

Saiba mais sobre o workshop Agility in Organizations e garanta conhecimentos imprescindíveis, seja para você mesmo ou para seus líderes! 

Conclusão 

Neste conteúdo, nós esclarecemos que o conceito de “cultura ágil” é equivocado, ou seja, que não é possível implementá-lo, ao contrário do que muitos profissionais e empresas afirmam. 

O que acontece é que cada empresa possui seu próprio valor e, a partir disso, ela pode adotar valores ágeis a suas teorias e práticas. Aliás, lembrando… Ser mais ágil faz com que a empresa viva grandes valores, como: 

  • comunicação mais assertiva;
  • liderança catalisadora e eficiente; 
  • mais produtividade de profissionais e equipes;
  • melhora da satisfação dos clientes;
  • dentre outros. 

E, claro, para chegar a esses grandes resultados, você pode contar com o workshop Agility in Organizations da Interia Consulting, além de outros programas de treinamento para lideranças. 

Aproveite essas grandes fontes de conhecimento! 

Receba as nossas mais recentes postagens no seu e-mail

Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

Fique sabendo das novidades sobre conteúdo e treinamentos