Liderança eficaz: 10 passos para alcançar

A liderança eficaz é um dos caminhos para se construir uma cultura organizacional catalisadora, segura e confiável. 

Mas, afinal, como ser um líder eficaz? Esse é o grande desafio e se você não sabe por onde começar, não se preocupe… Nós da Interia Consulting estamos aqui para te ajudar!

Temos plena consciência de que, quando assumimos uma posição de liderança, isso geralmente acontece porque somos especialistas em algum tema ou em alguma área, certo? 

Só que, muito além de processos e tarefas, é fundamental ter um conhecimento sobre pessoas e relações interpessoais. 

Sim, isso porque estamos expostos a outros indivíduos e, como seres humanos que somos, é normal usarmos uma série de “máscaras” para nos proteger. 

Essas máscaras dão uma falsa ideia de proteção diante de pressão por resultados, cobrança e prazos. Dizemos falsa proteção, porque, a longo prazo, esse “esconderijo” deixa de funcionar.

É preciso encarar a realidade, desenvolver novos conhecimentos e, assim, criar um ambiente seguro, além de relações interpessoais saudáveis. De quais formas? 

Descubra as respostas ao longo deste conteúdo! Boa leitura! 

Saiba como fazer a gestão por competência e otimize sua liderança

O que é liderança eficaz

A liderança eficaz é aquela com que o líder consegue, primeiramente, criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. 

Só que, para isso, é preciso ter autoconhecimento para, então, liderar, motivar, engajar outras pessoas. 

De fato, ter boas relações interpessoais e, com isso, construir uma rede de trabalho confortável e colaborativa. 

Qual a diferença entre um líder e um chefe?

Em diversos ambientes de trabalho, é muito comum as pessoas usarem os termos: líder e chefe. Mas, afinal, será que os dois significam a mesma coisa? 

Na verdade, não. Apesar de os termos liderança e chefia, muitas vezes, serem utilizados como sinônimos, é importante esclarecer que há diferenças entre eles.

Vamos lá!

Um chefe, basicamente, é a pessoa que ocupa um cargo de chefia. Diante disso, ela fica responsável por gerenciar outros colaboradores. 

O líder, claro, também tem esse objetivo, mas a sua função vai muito além de delegar tarefas e tomar decisões. 

Alguém que exerce liderança eficaz precisa conseguir engajar o time, criar um ambiente colaborativo e co-criar uma visão, além de ter objetivos e soluções com a equipe.

Ou seja, todo o trabalho é muito mais amplo, sobretudo, integrado. Para isso, o bom líder precisa desenvolver certas competências de liderança bem desenvolvidas. 

Já, já, nós vamos falar sobre as 10 habilidades necessárias para a liderança eficaz. 

Liderança eficaz: 10 passos para se tornar um líder catalisador

Ser um bom líder sempre foi um anseio comum. Mas, vale frisar que, de uns tempos para cá, esse desejo se tornou ainda mais forte. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, os líderes brasileiros estão entre os que mais se sentem pressionados por mudanças no ambiente profissional.

Esse cenário ficou evidente no começo da pandemia da Covid-19, no início de 2020. 

Com as mudanças impostas pela crise de saúde mundial, como trabalho híbrido e trabalho remoto, 80% da liderança no Brasil se sentiu mais pressionada. 

Afinal, como liderar com assertividade a distância? A mesma pesquisa também aponta alguns caminhos para isso… 

Segundo muitos executivos brasileiros, é preciso ter: facilidade de se adaptar, boa comunicação, confiança, capacidade de inspirar, dentre outros aspectos. 

 Nós vamos falar justamente desses e de outros passos, para a liderança eficaz, a seguir. 

Confira quais habilidades ter para ser um líder seguro, eficaz e catalisador: 

1. Ter escuta ativa

A escuta ativa é a capacidade de escutar e entender aquilo que o outro tem a dizer. 

Afirmando assim, parece algo muito simples, até óbvio. Mas, no dia a dia, essa habilidade, muitas vezes, passa despercebida.

Só que é importante frisar: a liderança eficaz depende da escuta ativa. Afinal, os líderes precisam entender quais são: dificuldades, desejos e facilidades de cada colaborador. 

Todo esse entendimento ajuda a desenvolver um ambiente realmente colaborativo. As pessoas se ouvem e se entendem. E o líder se mantém aberto a novos horizontes.

2. Saber capacitar com autoridade 

Capacitar com autoridade é mais um dos pilares para o sucesso do trabalho coletivo. 

Afinal, o líder precisa inspirar e conduzir os colaboradores a processos de aprendizagem e evolução constante — isso é capacitar. 

Já ter autoridade não significa mandar e desmandar, mas dar autonomia às equipes. 

Um exemplo: incentive os times a aceitarem novos desafios e a serem resilientes quando algo sai do planejado. 

Essas ações geram uma capacitação com autoridade, autonomia e sucesso.

3. Ser empático

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ou seja, tem a finalidade de fazer com que você entenda o que o outro pensa e sente. 

Essa habilidade é eficiente em diferentes situações, sobretudo, quando as pessoas erram. Se colocar no lugar do outro, te ajuda a ver como acontecem os processos de tentativa e erro. 

E isso não para adotar uma postura punitiva, mas, sim, natural perante aos desafios. Os colaboradores se sentem muito mais à vontade e seguros, quando sabem da compreensão do líder. 

No fim, a empatia faz com que todos tentem, falhem e acertem juntos rumo ao sucesso. 

4. Estar sempre se atualizando

O mercado de trabalho sofre mudanças, frequentemente, isso em relação aos negócios e sobre as próprias habilidades do líder

Uma hora, é preciso entender sobre um novo comportamento de público-alvo. Já em outro momento, é necessário desenvolver novas posturas de liderança, enfim. 

Por isso, o ideal é que o líder sempre se atualize, seja por meio de cursos, palestras, workshops, enfim. 

Ainda, neste conteúdo, nós vamos falar de algumas ótimas fontes de conhecimento. 

5. Assumir responsabilidades

Fazer liderança eficaz também depende de assumir responsabilidades. Por exemplo, um líder que assume a responsabilidade sobre melhorias em equipes, inspira todo mundo. 

Os outros colaboradores podem ver essa figura com admiração. Logo, eles podem se sentir mais confiantes, seguros, engajados. 

Desse modo, a empresa como um todo tende a ganhar com pessoas mais comprometidas. 

6. Planejar estrategicamente

Planejar estrategicamente significa montar planos para diminuir gargalos em relação ao trabalho das equipes

Você pode começar, por exemplo, pelo desenvolvimento pessoal de cada colaborador. Analise o que cada um tem de dificuldade, quais são os pontos fortes e como é possível aprimorá-los. 

A ideia é, de fato, “lapidar” o trabalho dos outros para que se possa otimizar processos e conquistar ótimos resultados de forma coletiva. 

7. Ser confiante

O líder eficaz também precisa ser confiante, ou seja, acreditar que suas equipes têm potencial para alcançar metas e objetivos. 

E, claro, essa confiança deve ser transparente, a fim de motivar, engajar e inspirar os demais colaboradores. 

Mas, apesar disso, você ainda se sente inseguro no cargo de liderança? Uma boa solução é começar por si mesmo então…

Foque no autoconhecimento, saiba quais são seus pontos fortes e fracos. Para as dificuldades e lacunas, busque melhorias em cursos, workshops, enfim. 

Só assim é possível ser verdadeiramente confiante e inspirar outras pessoas. 

8. Saber motivar

Você já parou para pensar que uma das formas de motivar pessoas é sendo curioso? Sim, isso mesmo…

A liderança eficaz, além de tudo, é aquela que busca conhecimentos constantemente. Ou seja, é preciso ser curioso, querer saber o máximo possível. 

A curiosidade mostra, para outras pessoas, o seu desejo de aprender, de ampliar seus horizontes. 

Logo, os seus liderados se sentirão motivados a aprender sempre, também. 

9. Saber estimular colaboração em equipe

A liderança eficaz não se limita ao conhecimento de métodos ou frameworks ágeis. 

É fundamental ter a consciência de que o sucesso não é individual, mas conquistado coletivamente, a partir da integração com a equipe.

Isso quer dizer que o líder precisa direcionar, incentivar e co-criar um ambiente aberto à comunicação, à integração e ao desenvolvimento.

10. Saber se comunicar

De nada adianta ter muitos conhecimentos sobre liderança, mas não saber se comunicar com assertividade. 

A comunicação deve ser transparente, catalisadora e aberta ao compartilhamento de ideias. Na prática, tudo isso significa: 

  • ter uma escuta ativa para os colaboradores;

  • saber motivar os times;

  • ser aberto, transparente e honesto;

  • fazer mudanças (independentemente do tamanho) sempre com avisos. 

Faça o nosso workshop de liderança ágil e seja um líder mais eficiente:

Workshop

Agility in Leadership

A evolução da liderança para o desenvolvimento de organizações ágeis. Confira as próximas turmas!

Saiba mais

Conclusão

Neste conteúdo, você viu quais são os 10 passos para desenvolver uma liderança eficaz. 

Como dissemos, o líder precisa ser alguém catalisador, que inspira e que ajuda a construir um ambiente profissional seguro e colaborativo. 

Tudo isso pode ser alcançado por meio de muito conhecimento. Os workshops da Interia Consulting mostram como cada líder pode compreender a si mesmo e, com isso, construir um novo modo de ser líder e inspirar.

O autoconhecimento, posteriormente, ajuda o líder a aplicar os novos conhecimentos na empresa.

Conheça também o programa Applied Agility in Leadership, feito para líderes de excelente performance!

Receba as nossas mais recentes postagens no seu e-mail

Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

Fique sabendo das novidades sobre conteúdo e treinamentos