O que é gestão por competência: vantagens e desvantagens

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Gestão
  • /
  • O que é gestão por competência: vantagens e desvantagens

Você sabe o que é gestão por competência? Essa metodologia é uma grande aliada no direcionamento estratégico da empresa, fundamental para aumentar a qualidade das entregas e alcançar os objetivos definidos.

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso saber como implementar esse modelo de gestão para evitar as dificuldades e garantir os melhores resultados.

Neste artigo, você entenderá o que é gestão por competência e ainda terá acesso a um passo a passo para colocar esse gerenciamento em prática. 

Aproveite a leitura!

O que é gestão por competência e qual o objetivo principal?

A gestão por competência é um método que faz a identificação das habilidades, atitudes  e conhecimentos dos colaboradores para compreender seus pontos fortes, assim como os pontos que ainda precisam de aprimoramento.

Para entender o que é gestão por competência, precisamos antes entender o que está por trás do conceito de competência. 

Conhecidos pela sigla CHA, as características individuais – conhecimentos, habilidades e atitudes – são as competências de um profissional.

Essas competências podem ser:

  • técnicas: hard skills, conhecimentos profissionais e técnicos;
  • funcionais: características necessárias para cada função;
  • comportamentais: soft skills, voltadas à interação e conexão do colaborador com as pessoas ao seu redor.

Ou seja, as competências de uma pessoa são os atributos, pessoais e profissionais, que esse colaborador tem como contribuição para a empresa. 

Um dos principais objetivos da gestão por competência é conseguir, por meio da identificação desses três elementos, desenvolver os profissionais para melhorar os resultados da organização.

A importância da gestão por competência nas empresas

Essa metodologia de gestão tem papel fundamental no alinhamento entre as expectativas da empresa em relação aos colaboradores e o que cada um deles realmente pode oferecer para o time.

A importância da gestão por competência é exatamente essa: equilibrar as necessidades da organização com a capacidade e anseios dos integrantes da equipe, gerando benefícios tanto para o negócio quanto para colaboradores e clientes.

Dentro disso, a metodologia ainda contribui para o reconhecimento dos talentos e habilidades dos colaboradores, atuando também na motivação do time. 

7 vantagens da gestão por competência

Agora que já entendemos o que é gestão por competência, é preciso também nos aprofundar nos benefícios do método para a evolução da empresa.

Essa metodologia de gerenciamento tem impactos desde o processo de contratação até a integração de departamentos e ao incentivo da cultura organizacional.

Por isso, é importante entender como ela funciona e porque sua implementação faz diferença no dia a dia da empresa, influenciando no sucesso do negócio. 

Neste contexto, listamos os principais benefícios do método para compartilhar com você. Confira a seguir as principais vantagens da gestão por competência. 

Direciona esforços de maneira efetiva

A partir do momento em que um líder identifica as habilidades, conhecimentos e comportamentos de cada colaborador, ele consegue direcionar os esforços de maneira mais assertiva e eficiente.

Quando uma empresa não direciona um talento de acordo com suas habilidades e com as necessidades da organização, o nível de produtividade tende a ser menor.

Inserir atividades de contabilidade na rotina de um colaborador que não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, por exemplo, não é nada proveitoso.

Além de ter mais tempo gasto nessa tarefa, isso ainda pode desmotivar o profissional. 

Por outro lado, colocá-lo em uma área na qual ele tem experiência e afinidade, traz resultados positivos tanto para ele, quanto para a organização.

Acompanha o desenvolvimento das habilidades

Quando explicamos o que é gestão por competência, falamos sobre o papel dessa metodologia no desenvolvimento das habilidades do time.

Além de investir nesse desenvolvimento, essa gestão também acompanha na prática a evolução dos colaboradores. 

Dessa forma, é possível capacitar cada vez mais os profissionais e, quando necessário, remanejá-los dentro da organização para tarefas específicas com as quais eles mais se identificam.

Acompanha os resultados individuais e coletivos

O acompanhamento do desenvolvimento de habilidades se relaciona com o monitoramento dos resultados individuais e coletivos.

Isso facilita a identificação de falhas e pontos de melhoria, permitindo uma otimização eficiente dos processos internos. 

Ao melhorar os resultados internos, a qualidade dos serviços oferecidos também aumenta. Isso reflete diretamente na satisfação do cliente e, por consequência, na lucratividade do negócio.

Integra departamentos e gestores

A partir do momento que sabemos o que é gestão por competência, já conseguimos visualizar seu papel na integração de departamentos e na aproximação de gestores e equipes.

Todos fazem parte do processo, por isso fica mais fácil estimular a integração e até mesmo melhorar o alinhamento de tarefas, assim como criar um ambiente mais colaborativo. 

Fomenta a cultura organizacional

Promover a cultura organizacional entre os colaboradores e gestores é outra grande vantagem da gestão por competência. 

Com isso, é possível incentivar os profissionais a participarem dos processos internos com motivação e sensação de pertencimento.

Reduz o turnover de funcionários

Essa metodologia também ajuda a aprimorar os processos de seleção da empresa, atraindo talentos mais alinhados com os objetivos da organização.

Ao identificar as habilidades necessárias para o funcionamento da organização, o RH tem clareza sobre qual perfil de profissional deve buscar.

Esse passo já contribui para a redução do turnover, mas mesmo após a contratação, a gestão também tem função essencial na retenção desses talentos ao reconhecer suas habilidades e investir no desenvolvimento dos profissionais.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Forbes mostrou que os gastos para contratar um novo profissional podem ser de até 30% do salário anual pago ao colaborador. 

Por isso, ter ações estratégicas para a redução de turnover é um passo importante para a saúde financeira do negócio. 

Capacita novas lideranças

Ao trabalhar a capacitação do profissional, a gestão por competência acaba contribuindo também para o desenvolvimento de lideranças.

Muito mais do que isso, o método ajuda no preparo desse profissional, o direcionando para se tornar um líder de alta performance. 

Conheça os impactos que um líder ágil tem na qualidade de suas equipes

Principais desafios da gestão por competência

O modelo de gestão por competência traz muitos benefícios, mas também apresenta pontos mais desafiadores na sua aplicação.

Confira a seguir as principais adversidades enfrentadas neste tipo de gestão. 

Alinhar as metas e os objetivos da empresa

Como vimos, um dos principais objetivos da gestão por competência é equilibrar as necessidades da empresa e as habilidades oferecidas pelos colaboradores.

Entretanto, é preciso ter metas e objetivos claros para conseguir identificar esse ponto de equilíbrio. Na prática, essa é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos gestores.

Identificar as competências ideais

Quando entendemos o que é gestão por competência, conseguimos enxergar a importância do mapeamento do nível de CHA de cada colaborador. Contudo, isso pode ser um desafio.

Nem sempre identificar as competências necessárias para aumentar a qualidade das entregas e atingir os resultados desejados é simples, especialmente quando a empresa não tem metas bem definidas.

Por isso, é fundamental alinhar os objetivos antes de implementar a gestão por competência no negócio.

Passo a passo de como implementar a gestão por competência na sua empresa

Para contornar as dificuldades deste tipo de gestão, é importante implementá-la de maneira eficiente na organização. 

Agora que você já sabe bem o que é gestão por competência, separamos um passo a passo simples para ajudar nesse processo. Confira abaixo as principais etapas. 

1. Faça um diagnóstico para o mapeamento de competências

O primeiro passo para fazer uma boa gestão é identificar as necessidades do seu negócio em relação às competências dos profissionais que integram o time. 

Para alcançar bons resultados, é preciso ter metas bem definidas. A partir disso, é possível compreender como a equipe pode ajudar no processo de desenvolvimento da empresa. 

Sendo assim, use esta primeira etapa para avaliar quais competências os colaboradores precisam ter para atingir os objetivos da organização.

Essas habilidades podem estar relacionadas a soft skills e hard skills, assim como a processos, ferramentas e tecnologias, por exemplo. 

Com essas informações, faça um mapeamento das principais competências para seguir até a próxima etapa, que vai identificar pontos de melhoria na equipe. 

2. Identifique o que falta na sua equipe

Com o mapeamento das competências necessárias para o seu negócio fluir da melhor maneira possível, é hora de entender o que a sua equipe tem a oferecer e quais habilidades ainda precisam de desenvolvimento. 

Para isso, é possível utilizar a Matriz de Competências, uma técnica muito eficiente do Management 3.0.

O processo define três níveis de competências para identificar as habilidades do time:

  • novato: “o que é isso?”;
  • praticante: “posso fazer”;
  • expert: “faço com mestria e posso ensinar”.

Existem duas formas de utilizar a matriz. A primeira delas é o líder fazer o mapeamento e o preenchimento sozinho. Isto pode dar alguma clareza e ideias de ações.

Porém, a forma mais engajadora é preencher a matriz juntamente com os membros do time, de forma transparente.

Quando líderes e membros do time engajam em um diálogo construtivo em torno da matriz de competências, eles são capazes de co-criar ações para que as competências necessárias sejam desenvolvidas.

Além disso, é uma forma muito interessante de tirar o líder do centro de todas as decisões, e incluir o time na gestão e no seu próprio desenvolvimento.

3. Elabore planos de desenvolvimento individuais

Depois de entender quais competências já existem na equipe e quais ainda precisam ser aprimoradas ou adquiridas, é preciso partir para a prática.

Nesta etapa, elabore um planejamento das ações necessárias para diminuir os gargalos por meio da qualificação dos profissionais. 

Aqui, focar no desenvolvimento individual é uma boa estratégia para otimizar processos e conquistar bons resultados coletivamente. 

Com a Matriz de Competências, você identificou o nível de habilidade de cada colaborador e a partir desses dados, é possível saber o que precisa ser melhorado individualmente. 

Seja através de treinamentos, orientação ou desenvolvimento de competências, um líder de alta performance consegue direcionar os profissionais visando essa estruturação para atingir os resultados desejados.

4. Acompanhe os resultados

Ter um conhecimento aprofundado sobre o que é gestão por competência e um planejamento bem estruturado é a base para colher bons resultados, mas o monitoramento da execução dos processos é tão importante quanto esses passos iniciais

Acompanhar a aplicação do plano de ação e, principalmente, os resultados ao longo do tempo, é fundamental para entender o que está funcionando e o que ainda precisa de ajustes.

Essa supervisão deve ser constante, porque os objetivos e as necessidades da empresa também mudam a longo prazo. 


Conclusão

Neste artigo, explicamos a metodologia de gestão por competência, que tem como foco o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades da equipe para atingir os objetivos da empresa. 

Além de entender o que é gestão por competência, compartilhamos com você as principais vantagens do método e dicas valiosas para implementá-lo de maneira eficiente.

Como vimos, esse processo exige uma etapa de mapeamento de competências, que serve para identificar o que cada um tem a oferecer e o que ainda falta para a organização conseguir os resultados desejados. 

Porém, as empresas mais inovadoras do mundo estão, na verdade, abandonando seus processos de "gestão por competências". Em breve escreverei mais sobre isto.

Ter uma liderança capaz de direcionar essas ações estratégicas faz toda a diferença no processo. Conheça os nossos workshops voltados para o desenvolvimento de lideranças ágeis para otimizar os resultados!

Confira a programação do workshop Agility in Leadership e prepare-se para uma liderança inovadora:

Workshop

Agility in Leadership

A evolução da liderança para o desenvolvimento de organizações ágeis. Confira as próximas turmas!

Saiba mais

Receba as nossas mais recentes postagens no seu e-mail

Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

Fique sabendo das novidades sobre conteúdo e treinamentos