Liderança democrática: o que é e quais as principais vantagens

Aqui no blog da Interia Consulting, nós já comentamos que existem diferentes tipos de liderança. 

Aliás, já até apresentamos alguns deles, agora, é a hora de falar sobre a liderança democrática. Mas, por que conhecer as diferentes formas de liderar mesmo? 

Ter esse conhecimento é crucial para, justamente, saber qual é o estilo de liderança mais eficaz de acordo com o seu perfil e a situação em questão. 

Ou, ainda, para ampliar suas habilidades... Quando o mercado de trabalho exigir uma nova postura de liderança, você já estará apto. 

Então, te convidamos a entender tudo sobre o assunto, a partir de agora. Nós vamos esclarecer desde o que é liderança democrática até quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de operar de um líder. 

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O que é liderança democrática 

A liderança democrática é a forma de liderar que envolve a participação de outros colaboradores.

Isso seja para contribuir com novas ideias, fazer tomada de decisões, elaborar e executar gestão de crise, enfim. 

Ou seja, nesse caso, o líder não age sozinho. As decisões não ficam concentradas nele. É um estilo de trabalho oposto ao da liderança autocrática

Uma curiosidade: a palavra democracia é de origem grega. “Demo” significa povo; já “cracia” remete a governo. 

Um grande exemplo disso é que, no Brasil atual, vivemos a democracia, ou seja, o povo participa da vida política por meio de votações, plebiscitos e outros atos semelhantes. 

A mesma lógica de ação conjunta pode ser aplicada em empresas. 

Quando usar a liderança democrática?

Outro ponto importante é dizer que não existe, necessariamente, um estilo de liderança padrão (aquele ideal para toda e qualquer ocasião). 

A escolha da forma de liderança depende muito das necessidades e expectativas de cada empresa. Além disso, do que o negócio exige no momento

Por exemplo, em situações de crise, o estilo de liderança autocrático ganha mais relevância. 

Isso porque é fundamental ter tomada de decisão mais rápida. Dessa forma, é mais prático que as escolhas se concentrem em uma só pessoa (no líder). 

No caso da liderança democrática, podemos dizer que ela é indicada quando há:

  • necessidade da empresa por mais criatividade e inovação;

  • segurança e flexibilidade para lidar com situações frequentemente mutáveis;

  • necessidade de liderar equipes de especialistas (líderes e liderados têm o mesmo nível de conhecimento).

Dessa forma, antes de tudo, é melhor avaliar qual liderança mais faz sentido dentro de uma empresa ou organização. 

Liderança democrática: características

Sempre que você ouvir o termo liderança democrática, pense no trabalho diário feito em conjunto. 

O estilo democrático engloba, reúne, pede a participação de outros colaboradores. Esse é o ponto-chave de tudo. 

Vamos ver mais algumas características nesse sentido, logo abaixo: 

Elaboração de trabalhos em conjunto

Se as equipes de trabalho precisam começar um projeto de tecnologia, por exemplo, a liderança democrática orienta o trabalho em conjunto. 

Não importa se está em jogo, um projeto pequeno ou grandioso. Todas as decisões (criações, estratégias, fluxo de trabalho, etc.) são co-criadas em equipes. 

Aliás, o trabalho pode envolver, até mesmo, equipes de áreas bem diferentes. Quanto mais os colaboradores participarem, melhores os resultados.

Planejamento brainstorming

Todos os planejamentos, sob a liderança feita com democracia, envolvem reuniões de brainstorming. 

Vale lembrar que o termo brainstorming significa, ao pé da letra, “chuva de ideias”. No dia a dia, isso quer dizer reuniões em que os colaboradores dão muitas ideias de forma espontânea. 

Em empresas de marketing e propaganda, por exemplo, o brainstorming  é muito comum.

É claro que ele também pode aparecer em empresas de outros segmentos, desde que elas tenham a liderança democrática. 

Capacitação e desenvolvimento dos colaboradores

Outra característica da liderança democrática é que ela incentiva e, consequentemente, capacita os colaboradores

Os líderes democráticos prezam pela participação dos liderados. Há, de fato, um espaço aberto para que todos sugiram ideias, inovações, soluções, tentativas, enfim. 

Essa liberdade faz com que os funcionários tentem, acertem ou, mesmo, errem. O resultado é o ganho de muito mais experiência e crescimento profissional. 

Liderança democrática: vantagens

Ainda na dúvida se a liderança de estilo democrática tem a ver com você? Nós vamos, agora, mostrar quais são as vantagens em liderar dessa forma participativa. 

Dessa forma, fica mais fácil decidir se o seu perfil se enquadra ao estilo de trabalho democrático ou, ainda, se essa forma de liderança atende às necessidades dos seus negócios. 

Confira as vantagens:

Time mais colaborativo e motivado

Vale lembrar que a base da liderança democrática é a participação dos colaboradores nos mais variados tipos de tomada de decisão. 

Esse fato, então, resulta em times muito mais colaborativos, além de motivados. Todos os profissionais aprendem a exercer o espírito de trabalho em equipe. 

Com o tempo, isso se torna algo muito natural e espontâneo. 

Ambiente harmonioso

O senso de trabalho em equipe, além de tudo, torna o ambiente profissional mais confortável. 

Quando todos os colaboradores se ajudam e participam das decisões em conjunto, o clima fica mais harmonioso. 

É possível reduzir ou, até mesmo, eliminar desentendimentos comuns do dia a dia. 

Colaboradores com mais liberdade criativa

A liderança democrática também dá mais liberdade criativa aos profissionais. O líder, dia após dia, abre espaço para que liderados deem novas ideias, soluções e inovações. 

Essa liberdade acontece, por exemplo, nas reuniões de brainstorming (como já comentamos anteriormente). 

Aliás, os colaboradores ajudam não só em tarefas, como nos negócios como todo. Poder participar das decisões faz com que os colaboradores se sintam mais motivados. 

Logo, as empresas também ganham em produtividade, atingimento de objetivos, metas e afins. 

Liderança democrática: desvantagens

Estilos de liderança têm suas vantagens e desvantagens, e isso não seria diferente com a liderança democrática. Também é preciso conhecer o lado negativo dessa forma de liderar. 

Veja só quais são as desvantagens: 

Processos mais lentos

Liderança feita de forma democrática precisa ouvir a todos. Desde processos criativos a gestão de crise, a voz de cada colaborador é fundamental. Sem isso não há democracia. 

Só que existe uma grande observação nisso. Ouvir a todos leva tempo. Então, em algumas situações em que é preciso ter uma resposta rápida, esse estilo de liderar pode ser prejudicial. 

Além disso, de forma geral, os processos são mais lentos. Por exemplo, na hora de definir os pilares de um novo projeto de tecnologia, é preciso reunir todos os envolvidos.

Na liderança autocrática, isso é completamente diferente. Apenas o líder faz as decisões e delega as funções e tarefas. 

Líder sem autoridade absoluta

Vamos relembrar que o líder democrático não centraliza as decisões. Nesse sentido, ele não tem a autoridade absoluta, ou seja, “não dá a única palavra”. 

É importante ressaltar que isso significa uma desvantagem, apenas, para alguns contextos. 

Por exemplo, no caso de líderes com personalidade naturalmente autoritária (não abertos ao trabalho participativo). Ou, ainda, no caso de liderados pouco ou nada responsáveis. 

Para quem sente que ainda tem dificuldades com formas de liderar, os workshops da Interia Consulting são excelentes ferramentas. 

Você pode aprender muito mais sobre formas de liderança, sobretudo, como aprimorar o seu perfil de líder. 

Tudo isso ajuda a construir uma cultura organizacional catalisadora, segura e confiável. 

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Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos sobre liderança democrática. Lembrando que essa forma de liderar conta com a participação dos liderados para diversos tipos de decisões. 

O líder, então, não centraliza as decisões para si mesmo. É preciso ouvir os colaboradores, dar mais espaço para criatividade e inovação, trabalhar em conjunto, somar mais ao crescimento dos funcionários, etc. 

Como dissemos, não existe uma única forma de liderar correta. Tudo depende das necessidades, expectativas e cultura de cada negócio. 

De todo o modo, é extremamente válido conhecer mais sobre lideranças. Isso torna os profissionais mais preparados para os desafios do mercado. 

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Thomaz Ribas

Thomaz é um especialista em agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a construir organizações mais ágeis e eficazes, aumentando o desempenho e a sustentabilidade do negócio em ambientes altamente complexos e em rápida mudança.

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